Advertisement

Main Ad

A estatura do Guarda-Redes é um factor determinante para se ser profissional?


Qual a semelhança entre os Guarda-Redes presentes nestas imagens? Todos medem menos de 185cm, encontram-se no activo, têm mais de 30 anos de idade e passaram ou ainda se encontram a jogar nos chamados “clubes grandes”. Antes de iniciar a minha pesquisa para este texto tinha uma ideia quanto ao que queria escrever, mas não sabia onde isso poder-me-ia levar. A minha premissa inicial foi: ter mais do que 185cm é requisito para se ser Guarda-Redes profissional, a um nível elevado? Este valor é referência usual nas escolas de Guarda-Redes, tanto portuguesas como internacionais, bem como ao nível das Selecções Nacionais, aquando da triagem dos seus Guarda-Redes. É igualmente um critério de selecção, pois aos 14 anos, existe a possibilidade de “previsão” da altura de jovem Guarda-Redes. Portanto, estamos a lidar com algo factual.
Voltando à premissa inicial para este texto, noto que, segundo este critério, o processo de seleção do jovem Guarda-Redes já tem um impacto nos novos Guarda-Redes que estão em idade sénior. Chego a essa conclusão fazendo uma rápida pesquisa sobre a estatura dos Guarda-Redes dos “clubes grandes” do Futebol Mundial (principalmente abaixo dos 30 anos de idade). Pensem em vários Guarda-Redes de top mundial e verão que esta é uma constatação simples. Mas porquê formar Guarda-Redes de estatura elevada? Porquê “prever” a sua altura?
 A resposta, no meu entender, pode ser encontrada em vários factores: a exigência do jogo (mais físico, mais rápido); as claras vantagens de uma boa ocupação espacial da baliza; e por fim, mas não menos importante, o facto de a estatura ser algo passível de ser calculado sem haver a necessidade de a trabalhar da mesma maneira como se trabalham os aspectos físicos, técnicos, tácticos ou psicológicos. Como eu gosto de dizer: a estatura depende do que vem “dentro de ti” enquanto o resto pode ser treinado e potenciado.
A estatura do Guarda-Redes é um facto determinante para se ser profissional? Determinante? Talvez, não há 100% de garantias, porque há excepções, mas é importante. No entanto, ter uma estatura elevada também tem as suas desvantagens. Como em tudo na vida existem vantagens e desvantagens, o que define o que somos e onde queremos chegar, na minha opinião, é a maneira como trabalhamos!
Se não és de estatura elevada, então, para além de seres bom nos aspectos usuais de um Guarda-Redes, provavelmente terás de ser ainda mais forte no jogo aéreo, na ocupação racional do espaço e no posicionamento. Pequenos exemplos que ajudam a ilustrar este meu pensamento.
Deixo-vos com uma questão final para reflectir: se os Guarda-Redes acima referidos tivessem agora 18 anos, será que eles vingariam no futebol?

                                                                                           Miguel Menezes

Enviar um comentário

0 Comentários